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Como e por que ter um cadastro de clientes eficiente?

Postado em: 09/05/2017

O cadastro de clientes é um elemento geralmente ignorado pelas empresas. É comum haver a falta de dados e esse registro acabar nem sendo utilizado. Esse é um grande erro, porque prejudica o potencial de vendas do seu negócio.

Manter os dados dos consumidores preenchidos e atualizados aumenta a possibilidade de fazer a oferta de produtos de forma segmentada dentro da sua própria base de clientes. Você pode, por exemplo, categorizar por região, produtos, poder de compra etc.

Como fazer o cadastro de consumidores ser realmente eficiente e quais são os motivos que justificam a manutenção dessa lista? Entenda neste post.

Como fazer um cadastro de clientes eficiente

Existem algumas práticas que ajudam na eficiência desse cadastro. Confira algumas delas:

1) Solicite os dados principais

O registro dos consumidores não precisa ser grande e conter diversos itens. Isso só dificulta o processo. Você deve focar nas informações mais básicas, como nome, endereço, telefone, e-mail e data de aniversário. Solicite ainda o CPF ou CNPJ, porque a nota fiscal só pode ser emitida com um desses dados e também porque ambos são únicos e servem como elemento de diferenciação.

Evite solicitar informações adicionais e desnecessárias, porque isso deixa o formulário de cadastro muito longo e fazer o cliente desistir de preenchê-lo. Essa medida ainda ajuda a manter o relacionamento com o consumidor.

2) Informe os clientes sobre as novidades

Os dados de cadastro devem servir para aumentar o potencial de vendas. Os clientes devem ser informados a respeito das novidades e você ainda tem a chance de pedir um feedback sobre os produtos e serviços vendidos.

Essa também é uma maneira de descobrir quem são os melhores consumidores. Existem aqueles que compram todos os meses, mesmo que em pequenas quantidades, e aqueles que adquirem pouco, mas em valores altos. Ambos merecem atenção.

Algumas ações que também podem ser adotadas são o envio de e-mails informativos com certa frequência, telefonemas em datas importantes (como no dia do aniversário) e envio de cartas ao final do ano.

O objetivo é mostrar que você lembrou dos seus clientes e elevar o potencial das vendas. Aproveite para oferecer produtos personalizados conforme a cultura de compra do consumidor. Por exemplo: lojas de bebês podem oferecer novos itens de acordo com o crescimento da criança e seu tempo de vida. Já as lojas de perfumes podem ser informados sobre lançamentos de acordo com o seu gênero.

3) Ofereça produtos complementares

Essa é uma boa oportunidade para a oferta de produtos. Se o cliente comprou um smartphone, por exemplo, verifique se ele não tem interesse em uma película de vidro, fone de ouvido de melhor qualidade, case ou uma capinha personalizada. Aproveite os dados do cadastro para fazer isso.


"Essa prática é chamada de cross-selling e comprovadamente ajuda a aumentar as vendas do seu negócio."


 Motivos para manter o cadastro de clientes


Todos os clientes vão comprar da sua empresa porque desejam resolver uma necessidade que possuem. Ao comprar ele está indicando que a sua empresa foi a mais qualificada. Então, por que deixar o contato de lado?

Os cadastros de clientes ajudam a fortalecer o relacionamento. É possível investir até no pós-venda, já que você pode fazer uma pesquisa de satisfação e perguntar se o cliente está satisfeito com o produto ou serviço ou se há alguma ação que possa melhorar o atendimento ou a qualidade, por exemplo.

Quando algum problema for identificado esteja disposto a solucionar a situação. Isso demonstra o comprometimento da sua empresa.

Como consequência, essa ação ajuda a diversificar e segmentar a carteira de clientes, o que faz com que sua empresa possa criar ações específicas e ter retornos melhores.

Fonte: SERASA EXPERIAN




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