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Informações que o empreendedor precisa saber antes de investir

Postado em: 19/05/2020

1. Entender se seu produto/serviço é viável

A viabilidade de um negócio é fundamental! Grandes negócios sempre vêm de grandes iniciativas, mas nem sempre grandes iniciativas sustentam grandes negócios. O que isso quer dizer? Significa que sua ideia pode ser incrível, mas não necessariamente ela é viável financeiramente ou ela dependerá de um capital inicial muito maior do que o esperado para que realmente se torne um negócio lucrativo.

2. Existe público para o seu produto? 

O comportamento do consumidor e as tendências de consumo precisam ser levadas em consideração antes de um lançamento de produto ou serviço inovador. Caso o público não esteja “pronto” para a novidade, o investimento em marketing deve ser muito maior, já que o esforço deverá ser de educação sobre o produto e posicionamento da marca.

Para conhecer melhor o seu público, considere realizar uma pesquisa de mercado – com pontos quantitativos e qualitativos.

3. Analise se o mercado está saturado antes de abrir um negócio

Ter ou não ter concorrentes não necessariamente significa um obstáculo de mercado. Afinal, o que faz o sucesso de uma empresa não são os fatores exclusivamente mercadológicos, embora estes também devam ser levados em consideração. 

4. Saiba qual o capital inicial necessário para abrir a empresa

Quanto você precisa de recurso financeiro para começar o seu empreendimento? Se você não sabe o valor exato para essa resposta – com base em dados e pesquisas -, cuidado! Um dos maiores riscos ao abrir uma empresa é não levar em consideração todos os custos necessários. 

5. Tenha certeza de que vai cobrar o preço certo

Um dos maiores desafios do empreendedor é gerir a área financeira de forma que a empresa não apenas “sobreviva”, mas tenha condições de ter uma saúde financeira positiva. Como é possível observar, um bom planejamento aumenta exponencialmente as chances de sucesso de uma empresa. Afinal, estar preparado é sempre uma ótima solução. Por isso, há alguns pontos que também devem ser analisados na hora de abrir um negócio:

-Como a empresa e o produto serão divulgados?

-Quais serão os canais de distribuição desse produto (e-commerce, ponto de venda, revendedores, etc)?

-Quais serão as fontes de receita do negócio?

-Quais são as principais fontes de despesa?

-Quais serão os canais de relacionamento com o consumidor?

-Como o negócio será operacionalizado? Quem serão os responsáveis por cada etapa do processo?

Se você é um empreendedor que quer ter todas essas informações em mãos, o Plano de Negócios é o serviço de consultoria ideal para você. Apesar dele ser um serviço mais completo, cada projeto é feito de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, pode ser oferecido consultorias voltadas ao planejamento estratégico, mercadológico e  financeiro, separadamente. Totalmente personalizado para cada empresa! 



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