Blog

O que você precisa saber sobre Desenvolvimento de Software

Postado em: 13/07/2020

Você tem verdadeiro fascínio pelo mundo da informática? Muito bem, então você precisa entender mais de Desenvolvimento de Software. É uma área cheia de oportunidades e o trabalho dos seus sonhos pode ser muito lucrativo e estimulante. Vem comigo!

A primeira coisa que você precisa saber é que se trata de um mercado em alta, ainda mais com a demanda de empresas de todos os portes por processos de transformação digital e escassez de profissionais plenamente qualificados no mercado. Ou seja, é uma oportunidade e tanto para quem está disposto a investir em uma boa formação, fazendo cursos de tecnologia como a Engenharia de Software. Aliás, vale investigar mais sobre a carreira, temos conteúdos sobre mercado de trabalho e salários para engenheiros de software.

Já pensou em fazer uma Pós-Graduação a distância? Temos um material explicando todos os pontos que você deve levar em consideração!

Vamos então aos pontos sobre Desenvolvimento de Software que você precisa saber:

Mais do que programação

Obviamente, a essência das atividades de Desenvolvimento de Software está relacionada à criação de softwares ou apps que atendam à uma necessidade. É preciso ter domínio das linguagens de programação para se chegar ao produto, mas, antes disso, o profissional de Desenvolvimento de Software precisa saber captar os reais problemas e necessidades do cliente e isso exige traquejo nos relacionamentos. Para chegar a um software plenamente satisfatório, é necessário entender os objetivos dele, o público ao qual se destina e como será utilizado. Essa etapa antes do desenvolvimento em si é pura relação humana.

Prática constante

Em qualquer atividade, quanto mais você pratica, melhor você fica. Em Desenvolvimento de Software não é diferente. Quanto mais você treinar algoritmos e estrutura de dados, resolvendo problemas reais, mais preparado você estará quando se deparar com essas questões no seu dia a dia profissional. Quer saber um caminho interessante para praticar? Participando de comunidades e colaborando para o desenvolvimento de sistemas Open Source (código aberto). 

 

Leituras e atualização

Geralmente, o perfil das pessoas que escolhem carreiras ligadas à tecnologia é de mais mão na massa e menos teorias. O fato é que a solução para muitas das dificuldades de programação está em bons livros da área. Eles existem para descomplicar sua vida, mas é preciso dedicar-se à leitura. Quem quer se desenvolver profissionalmente, precisa também acompanhar os blogs de referência e as principais publicações do setor.

Agora que você já conhece um pouco melhor a área, acha que o Desenvolvimento de Softwares é o caminho certo para você? É possível fazer a Pós-Graduação de Engenharia de Software a distância pela Universidade Católica de Brasília e adquirir o conhecimento que você precisa para seguir uma carreira promissora. Pense nisso!

Tags: Engenharia de Software




Voltar

Newsletter

Ligue +55 (11) 3605-0730
Rua Raphael Caputo, 65 – Jardim Cipava | Osasco/SP – Cep. 06075-030
W2N